Trilhas desenvolvidas realçaram as percepções que os participantes tinham dos sabores das bebidas
O brasileiro Felipe Reinoso Carvalho une o útil ao agradável: ele estuda como sons podem afetar a percepção que temos do sabor da comida e da bebida. Alguns dos experimentos realizados por ele envolveram chocolates e músicas do Jorge Ben Jor, e um mais recente, feito em conjunto com vários outros pesquisadores, lidou com trilhas de ambiente e cervejas.
Em 2015, o pesquisador, que é doutorando nas Universidades Vrije Universiteit Brussel e Ku Leuven, na Bélgica, e sua equipe convidaram visitantes do Museu dos Instrumentos Musicais, em Bruxelas, para experimentar diferentes tipos de cerveja: uma doce, outra amarga e uma meio-amarga. A ideia era que os participantes bebessem e respondessem perguntas sobre o sabor antes, durante e depois da experiência.
A questão é que os visitantes não tinha ideia de que estavam experimentando cervejas diferentes, nem que os pesquisadores selecionaram tipos variados de sons para alterar a percepção dos sabores. “Uma das trilhas foi produzida com o objetivo de realçar a percepção do açúcar da comida; outra para aumentar o do amargo e uma terceira para o meio termo”, explicou Carvalho à GALILEU. “A bibliografia científica mostra que certos parâmetros musicais podem ter influência em atributos do sabor. Altas frequências, por exemplo, realçam o sabor do doce, as baixas realçam os sabores amargos, enquanto uma combinação entre ritmo sincopados de alta frequência vão ativar a percepção do azedo nas comidas.”
O estudo foi publicado no periódico Food Quality and Preference, no qual os pesquisadores explicam que, no geral, as trilhas influenciaram na forma que os participantes avaliaram os sabores das cervejas. “Os resultados demonstram que os sons que foram desenvolvidos para ressaltar um sabor específico pode ser utilizada para influenciar a experiência dos participantes ao saborear a cerveja”, afirmam.
O trabalho do pesquisador brasileiro não para por ai: com o projeto The Sound of Chocolate (O Som do Chocolate, em tradução livre), Carvalho ganhou o concurso Make Brussels, promovido pela prefeitura de Bruxelas para promover o turismo da cidade após o atentado terrorista. A objetivo do projeto é realizar experiências diferenciadas de degustação do chocolate. “Como a música dos talentos de Bruxelas pode influenciar o sabor do chocolate? Este projeto permitirá que as pessoas experenciem como a música pode mudar a percepção do sabor do chocolate, que os deixará mais cientes dos poderes de seus sentidos”, explica a página do projeto.
—
Matéria publicada em: https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2016/07/pesquisador-brasileiro-descobre-que-musica-pode-mudar-o-sabor-da-cerveja.html